Onde comprar moraya peruana? On-line, aqui na Produtos Peruanos. Usado para fazer refeições como sopas, alguns ensopados, acompañamento perfeito para o asados, considerando também que por ser desidratado não engorda e é um alimento que não tem prazo de validade, ou seja, pode durar um, cinco ou mais anos desde que armazenado em local seco.
A moraya é a batata desidratada através de um processo milenar inca mantido até hoje.
O processo de desidratação dura em média de 12 a 15 dias em locais acima de 4000 metros acima do nível do mar, as batatas (preferencialmente do tipo canchan) são levadas para o campo aberto em um determinado horário da tarde, deixando-as espalhadas espaçadamente na palha selvagem (ichu) até o dia seguinte, muito cedo pela manhã quando são recolhidos e mantidos zelosamente cobertos com cobertores o máximo possível, tomando cuidado para não pegar sol para evitar que fiquem pretos. Este processo é repetido por 5 a 7 dias até atingir seu ponto máximo de congelamento.
O próximo passo é pisar nela para descascar e retirar todo o líquido (desidratar) então, a batata é colocada em sacos, é levada para um riacho e deixada ali por mais 5 a 6 dias, tomando o cuidado de virar a cada certo tempo. Isso para limpá-lo e clareá-lo mais, cuidando para que não seja destruído e mantenha a textura correta. uma vez alcançada a brancura e limpeza desejadas, deixa-se secar.
Para consumir, basta deixar na água por um período de 20 minutos a meia hora, até amolecer, cortar do meio (como se fosse pão para sanduíche) color em uma panela com água até cobrir e sal a gosto, deixar cozinhar por cerca de 10 minutos até ficar prateado e pronto.